.jpg)
Chanceler egípcio diz que interesses iranianos estão por trás de críticas de parte do mundo árabe ao país
CAIRO - O ministro das Relações Exteriores do Egito, Ahmed Aboul Gheit, acusou o Irã de manipular setores do mundo árabe em interesse próprio desde o começo dos ataques de Israel à Faixa de Gaza, no último sábado. "Alguns partidos árabes são guiados por interesses do Irã, e tem agido em nome disto", disse o ministro em uma entrevista a um canal de televisão egípcio
O Egito vem sendo acusado de colaborar com o bloqueio de Israel a Gaza e de dar sinal verde ao ataque aéreo. Aboul Gheit rebateu estas acusações e as qualificou de injustas. "As alegações são muitas, é óbvio que existe uma conspiração", disse.
O chanceler também criticou o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que disse na segunda-feira que governos árabes deveriam ter retaliado Israel pelos ataques. "Ele diz isso como se milhares de iranianos tivessem derramado seu sangue nos últimos 30 anos pela causa palestina", disse o ministro, em uma referência às quatro guerras travadas pelo Egito contra Israel entre 1948 e 1978. Desde 1979, os dois países estão em paz.
Hezbollah
O ministro egípcio também criticou o grupo radical xiita libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã e pela Síria. O líder da milícia, o xeque Nassan Nasrallah, conclamou na segunda-feira os egípcios a tomar as ruas do Cairo para protestar contra a colaboração egípcia com Israel. "Nasrallah é um homem que gosta de ser respeitado, mas ele insultou o povo egípcio", afirmou Aboul Gheit.
Conferência
Aboul Gheit ainda pediu calma e união no mundo árabe e defendeu o encontro de amanhã de ministros da Liga Árabe. "Precisamos de sabedoria para proteger a nação árabe diante de difíceis circunstâncias. Vamos nos concentrar nos trabalhos diplomáticos", pediu.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,egito-acusa-ira-de-manipular-arabes-na-crise-na-faixa-de-gaza,300635,0.htm
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário