Prestigie a Mídia Judaica

BB Press, De Olho na Mídia, Dvarim, glorinhacohen.com, Hebraica, Hora Israelita, Jornal Alef, Le Haim, Morashá, Mosaico na TV, netjudaica.com, Nosso Jornal, Notícias da Rua Judaica, Pletz.com, Revista Israel, Revista 18, Revista Judaica, Shalom, Shalom Brasil, Tribuna Judaica, Tropicasher, TV Tova, Visão Judaica, www.chabad.org.br
Documentário inédito: Kristallnacht 70 anos (A Noite das Vidraças Quebradas). produzido pelo Departamento de Comunicação da FIERJ - Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, fruto de dois anos de pesquisas de imagens e digitalização, reunindo um número sem precedentes de imagens dos dias 9, 10 e 11 de novembro de 1938, mais de10 minutos de fotos e filmes, pemitindo ter uma nova leitura sobre o que aconteceu com nossos irmãos na Alemanha, Áustria e Tchecoslováquia. Em geral tudo o que se encontra sobre a Kristallnacht se resume a uma ou outra foto bem "batida" e algumas linhas de texto e narração, como se fora um episódio menor na história da Shoá, (Holocausto) e não a marca trágica de seu início. Mas aqui, Você verá um grande número de sinagogas atacadas, agora identificadas por nome ou localização, além de imagens impressionantes de milhares de homens judeus presos no dia 10, e a inequívoca primeira página do New York Times do dia 11 mostrando a tragédia em Viena. Uma das nossas características como povo é não permitir o esquecimento.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

ESPANHÓIS E PORTUGUESES JUDEUS

................ Edição 099 Domingo, 14 de dezembro de 2008

Um em cada cinco homens espanhóis e portugueses é de descendência judia, revela um novo estudo genético. A pesquisa publicada na última quinta-feira no Jornal Americano da Genética Humana (American Journal of Human Genetics) analisou o cromossomo Y de 1.140 homens da Península Ibérica e das Ilhas Baleares e verificou "uma alta proporção estatística de linhagem de ancestrais norte - africanos (10.6%) e de judeus sefaraditas (19.8%). Estes resultados são uma indicação das conversões religiosas em massa naquelas regiões, ao final do século XV, e da expulsão dos judeus da Espanha.



Judeus torturados pela Inquisição Espanhola


De acordo com os pesquisadores, apesar de possíveis fontes alternativas para as linhagens atribuídas aos judeus de origem sefaradita, estas proporções comprovam o alto número de conversões religiosas (voluntárias ou impostas) ocasionadas por episódios históricos de intolerância social e religiosa, que em conseqüência ocasionaram a integração dos seus descendentes. Por toda a Idade Média, a comunidade judaica da Espanha prosperou sob o domínio muçulmano, e este período tornou-se conhecido como a ‘época de ouro’ da cultura judaica na Península Ibérica.



Os reis católicos assinam o decreto de expulsão dos judeus da Espanha


Com a conquista da Espanha e de Portugal pelos monarcas católicos Ferdinando e Isabel, os judeus tornaram-se o alvo da violência e da opressão, e logo após foram forçados a se converter ao cristianismo ou sair da Espanha. Os judeus que se converteram ao cristianismo foram chamados de "Anusim" (que em hebraico significa "forçados"), e muitos continuaram a observar em segredo as práticas da religião judaica. O novo estudo revela que o número dos “Anusim” era muito maior que os historiadores acreditavam até hoje.



Nenhum comentário: