Prestigie a Mídia Judaica

BB Press, De Olho na Mídia, Dvarim, glorinhacohen.com, Hebraica, Hora Israelita, Jornal Alef, Le Haim, Morashá, Mosaico na TV, netjudaica.com, Nosso Jornal, Notícias da Rua Judaica, Pletz.com, Revista Israel, Revista 18, Revista Judaica, Shalom, Shalom Brasil, Tribuna Judaica, Tropicasher, TV Tova, Visão Judaica, www.chabad.org.br
Documentário inédito: Kristallnacht 70 anos (A Noite das Vidraças Quebradas). produzido pelo Departamento de Comunicação da FIERJ - Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, fruto de dois anos de pesquisas de imagens e digitalização, reunindo um número sem precedentes de imagens dos dias 9, 10 e 11 de novembro de 1938, mais de10 minutos de fotos e filmes, pemitindo ter uma nova leitura sobre o que aconteceu com nossos irmãos na Alemanha, Áustria e Tchecoslováquia. Em geral tudo o que se encontra sobre a Kristallnacht se resume a uma ou outra foto bem "batida" e algumas linhas de texto e narração, como se fora um episódio menor na história da Shoá, (Holocausto) e não a marca trágica de seu início. Mas aqui, Você verá um grande número de sinagogas atacadas, agora identificadas por nome ou localização, além de imagens impressionantes de milhares de homens judeus presos no dia 10, e a inequívoca primeira página do New York Times do dia 11 mostrando a tragédia em Viena. Uma das nossas características como povo é não permitir o esquecimento.

domingo, 4 de janeiro de 2009

A autodefesa é nosso direito básico - por Tzipi Livni

Israel retirou-se da faixa de Gaza visando criar uma oportunidade para a paz. Em resposta, a organização terrorista Hamas assumiu o controle da faixa de Gaza e usou seus cidadãos como escudos, enquanto dispara foguetes contra a população israelense, obstruindo qualquer possibilidade de paz. Os cidadãos israelenses vivem há anos sob a ameaça de ataques diários lançados desde a faixa de Gaza. Na semana passada apenas, centenas de mísseis e morteiros foram disparados contra a população civil de Israel, incluindo o disparo de 80 mísseis num mesmo dia.

Até agora, Israel vem tendo uma atitude de contenção. Mas, neste momento, não nos restou outra opção senão o lançamento de uma operação militar. Precisamos proteger nossos cidadãos dos ataques, por meio de uma resposta militar contra a infra-estrutura terrorista na faixa de Gaza. Essa reação se dá no contexto de nosso direito básico à autodefesa. Foram feitas todas as tentativas possíveis de conquistar a calma, sem apelar para o uso da força. Acordamos uma trégua com a mediação do Egito; essa trégua foi violada pelo Hamas, que leva adiante seus ataques a Israel, conserva [o soldado seqüestrado] Gilad Shalit em seu poder e reforça seu arsenal de armamentos.

O Hamas é uma organização terrorista, que conta com o apoio do Irã e que não representa os interesses nacionais legítimos da população palestina. Seus objetivos consistem em promover a agenda do islamismo fundamentalista que procura negar a paz aos povos da região. Lamentavelmente, para fazer propaganda política, o Hamas abusa cinicamente de sua população civil e do sofrimento dela. A responsabilidade pelo sofrimento da população civil é do Hamas.

Israel vai continuar agindo para prevenir uma crise humanitária e minimizar os danos aos civis palestinos. Enquanto faz frente à agressão do Hamas, continuará apostando na solução de dois Estados para dois povos e mantém seu compromisso de continuar negociando com as autoridades legítimas do lado palestino, dentro do contexto dos parâmetros do processo de paz traçados em Annapolis. Israel espera contar com a compreensão e o apoio da comunidade internacional, sendo que a mesma também enfrenta o fenômeno do terrorismo, e avançar no interesse de todos aqueles que desejam que as forças da paz e da convivência definam a agenda da região.

http://www.pletz.com/blog/2008/12/30/a-autodefesa-e-nosso-direito-basico-por-tzipi-livni/

dezembro 30, 2008

Nenhum comentário: