Prestigie a Mídia Judaica

BB Press, De Olho na Mídia, Dvarim, glorinhacohen.com, Hebraica, Hora Israelita, Jornal Alef, Le Haim, Morashá, Mosaico na TV, netjudaica.com, Nosso Jornal, Notícias da Rua Judaica, Pletz.com, Revista Israel, Revista 18, Revista Judaica, Shalom, Shalom Brasil, Tribuna Judaica, Tropicasher, TV Tova, Visão Judaica, www.chabad.org.br
Documentário inédito: Kristallnacht 70 anos (A Noite das Vidraças Quebradas). produzido pelo Departamento de Comunicação da FIERJ - Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, fruto de dois anos de pesquisas de imagens e digitalização, reunindo um número sem precedentes de imagens dos dias 9, 10 e 11 de novembro de 1938, mais de10 minutos de fotos e filmes, pemitindo ter uma nova leitura sobre o que aconteceu com nossos irmãos na Alemanha, Áustria e Tchecoslováquia. Em geral tudo o que se encontra sobre a Kristallnacht se resume a uma ou outra foto bem "batida" e algumas linhas de texto e narração, como se fora um episódio menor na história da Shoá, (Holocausto) e não a marca trágica de seu início. Mas aqui, Você verá um grande número de sinagogas atacadas, agora identificadas por nome ou localização, além de imagens impressionantes de milhares de homens judeus presos no dia 10, e a inequívoca primeira página do New York Times do dia 11 mostrando a tragédia em Viena. Uma das nossas características como povo é não permitir o esquecimento.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Egito acusa Irã de manipular árabes na crise na Faixa de Gaza

Por favor, clique na imagem para aumenta-la:

Chanceler egípcio diz que interesses iranianos estão por trás de críticas de parte do mundo árabe ao país

CAIRO - O ministro das Relações Exteriores do Egito, Ahmed Aboul Gheit, acusou o Irã de manipular setores do mundo árabe em interesse próprio desde o começo dos ataques de Israel à Faixa de Gaza, no último sábado. "Alguns partidos árabes são guiados por interesses do Irã, e tem agido em nome disto", disse o ministro em uma entrevista a um canal de televisão egípcio

O Egito vem sendo acusado de colaborar com o bloqueio de Israel a Gaza e de dar sinal verde ao ataque aéreo. Aboul Gheit rebateu estas acusações e as qualificou de injustas. "As alegações são muitas, é óbvio que existe uma conspiração", disse.

O chanceler também criticou o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que disse na segunda-feira que governos árabes deveriam ter retaliado Israel pelos ataques. "Ele diz isso como se milhares de iranianos tivessem derramado seu sangue nos últimos 30 anos pela causa palestina", disse o ministro, em uma referência às quatro guerras travadas pelo Egito contra Israel entre 1948 e 1978. Desde 1979, os dois países estão em paz.

Hezbollah

O ministro egípcio também criticou o grupo radical xiita libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã e pela Síria. O líder da milícia, o xeque Nassan Nasrallah, conclamou na segunda-feira os egípcios a tomar as ruas do Cairo para protestar contra a colaboração egípcia com Israel. "Nasrallah é um homem que gosta de ser respeitado, mas ele insultou o povo egípcio", afirmou Aboul Gheit.

Conferência

Aboul Gheit ainda pediu calma e união no mundo árabe e defendeu o encontro de amanhã de ministros da Liga Árabe. "Precisamos de sabedoria para proteger a nação árabe diante de difíceis circunstâncias. Vamos nos concentrar nos trabalhos diplomáticos", pediu.


http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,egito-acusa-ira-de-manipular-arabes-na-crise-na-faixa-de-gaza,300635,0.htm
terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Nenhum comentário: